Gêneros Textuais Part II
1. Definição:
• São entidades sócio – discursivas;
• Seguem uma noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva;
• Privilegia a natureza funcional e interativa e não o aspecto formal e estrutural da língua;
• Textos materializados que encontramos em nossa vida diária;
• Abrange um conjunto aberto e ilimitado de designações concretas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função;
• Exemplos de gêneros: Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, atestado de óbito, resenha, edital de concursos, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate – papo virtual, aulas virtuais, quadrinhos, tirinhas, charge, palavras cruzadas, artigo de opinião, artigo científico, nota fiscal, música, memorando, fax, telegrama, formulário, etc.
Tipologia Textual
• Privilegia o aspecto formal e estrutural da língua (Aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas);
• Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas do tipo: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
• São definidos pelos seus traços lingüísticos predominantes;
Observações sobre os Gêneros:
• Em todos os gêneros, também se realizam tipos textuais podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos.
Ex: Uma carta pessoal pode conter uma seqüência narrativa (conta uma historinha), uma argumentação (argumenta em função de algo), uma descrição (descreve uma situação) e assim por diante.
• Os gêneros são uma espécie de armadura comunicativa geral preenchida por seqüências tipológicas de base que podem ser bastante heterogêneas, mas relacionadas entre si. Quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não se está nomeando o gênero, mas sim uma o predomínio de um tipo de base (texto).
Sobre os Gêneros:
• (1) Intertextualidade intergêneros: Um gênero com a função de outro.
Ex: O gênero do texto abaixo é uma receita, no entanto a sua função é a de trabalhar a auto-estima das pessoas (conselho);
Receita da felicidade:
Ingredientes:
1 kg de doçura 1/2 de tolerância 1 pitada de sabedoria
1/2 kg de dedicação 1 kg de amor 1 kg de perdão
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e aplique ao seu coração. Deixe maturar por vários dias, então o resultado será completo. Podes te considerar uma pessoa feliz!
• (2) Heterogeneidade tipológica: um gênero com a presença de vários tipos.
• Muitos gêneros são definidos basicamente por seus propósitos (funções, intenções, interesses) e não por suas formas.
Gêneros Textuais X Fontes X Área de atuação
Gêneros (silhueta do texto) Fontes (Onde o texto pode ser encontrado) Área (a temática sobre a qual o texto atua)
• E. mail
• Artigos de opinião
• Artigos científicos
• Instruções de uso
• Receitas culinárias Internet
Jornais, Revistas de
Circulação;
Revistas científicas, enciclopédias, sites da Internet;
Mídia
Manual de instruções;
Livros de receitas, sites sobre culinária e revistas culinárias; Entretenimento
Comunicação pessoal
Saúde
Tecnologia
Política
Sociologia
Agronomia
Zoologia
Gastronomia
Economia
Sociologia
Filosofia
História
Practice
1. Observe os textos abaixo e responda, em Português, o que se pede sobre os mesmos:
a) TEXT 1
• Qual é o gênero do texto? _______________________________________________
• Qual é a fonte do texto? ________________________________________________
• Qual é a área do texto? _________________________________________________
• Qual é a função do texto abaixo? ___________________________________________
• Qual é o assunto principal do texto? _________________________________________
(Highlights , VOL 2)
b) TEXT 2
(Highlights, Vol 3)
• Qual é o gênero do texto? _________________________________________________
• Qual é a fonte do texto? __________________________________________________
• Qual é a área do texto? ___________________________________________________
• Qual é a função do texto? __________________________________________________
• Qual é o assunto principal do texto? ___________________________________________
c) TEXT 3
• Qual é o gênero do texto? _____________________________________________________
• Qual é a fonte do texto? ______________________________________________________
• Qual é a área do texto? _______________________________________________________
• Qual é a função do texto? _____________________________________________________
• Qual é o assunto principal do texto? ______________________________________________
d) TEXT 4
a) Qual é o assunto principal do texto? ______________________________________________
b) Qual é o gênero textual que caracteriza o texto 4? _____________________________________________________________________________
OBS: Os alunos podem checar os textos na Apostilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário