MUSIC FOR LIFE PROJECT- Projeto de Língua Inglesa 8ºs Anos – Ensino Fundamental II
Justificativa:
Diante de um mundo tão violento faz-se necessário repensarmos sobre as nossas atitudes e as atitudes dos nossos semelhantes e as consequências das nossas escolhas, de como elas refletem sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o meio em que vivemos. E para fazer esta reflexão nada mais viável do que utilizarmos da musicalidade para representar todas as ações vivenciadas pelos humanos na trajetória de suas vidas. Uma vez que a música, em si, é um gênero que aborda os vários temas que fazem parte da vida humana.
Objetivo Geral:
Interpretar através de uma coreografia (com dublagem) uma canção em inglês que aborde temas ligados a vida humana.
Objetivos específicos: - Praticar pronúncia, vocabulário e gramática contextualizada (Simple Past) a partir da letra da música escolhida pelos grupos formados pelos alunos de cada turma.
Metodologia:
- A professora orienta os alunos quanto aos passos do projeto;
- Os alunos formam grupos de no máximo cinco pessoas, escolhem um dos temas que querem trabalhar na coreografia da música, selecionam a música em inglês e apresentam na sala de aula a coreografia montada por eles, que explora o tema escolhido, como também devem fazer a dublagem da música enquanto se apresentam.
- O projeto se desenvolverá em duas etapas: a teórica e a prática.
- A parte teórica diz respeito à escolha da letra da música (feita pelo grupo de alunos) que deve envolver impreterivelmente um dos temas sugeridos pela professora (Amor, Solidariedade, Meio Ambiente, Paz, Natureza, Amizade, Fraternidade, União, Esperança e Vida), em seguida traduzir a letra da música para o português (utilizando o GOOGLE Translator). Destacar na letra (versão em inglês) todos os verbos presentes no texto (com um marcador de texto); Os alunos, também devem identificar e retirar, do texto da música, todos os verbos regulares e escrevê-los no infinitivo e passado simples.
- Os alunos devem entregar a professora uma cópia da música em inglês, seguida da tradução e da atividade de gramática sugerida, como também escrever uma breve conclusão sobre o que a música que eles escolheram representa para o grupo (em português);
- Os alunos devem criar coreografias criativas, interessantes, divertidas e que transmitam de fato a mensagem da música para quem assistirá a apresentação.
- Recursos
Aparelho de CD (providenciado pelo professor);
O vestuário e os acessórios necessários a apresentação fica a critério da escolha dos alunos sob a orientação da professora;
A sala de aula;
O cenário, também, deverá ser criado pelos alunos de cada grupo;
Avaliação:
- O grupo será avaliado pela parte teórica entregue a professora (0.5) e pelo desempenho na apresentação da coreografia e dublagem (1.0); A média a ser atribuída a cada grupo se dará pelo cumprimento das duas etapas do projeto;
Observações:
- Os alunos que de forma alguma se engajaram no projeto por falta de interesse não poderão ser avaliados e consequentemente ficarão sem a nota e farão a prova parcial valendo 2.0 (valor atribuído a prova escrita no início do 3º bimestre);
- Os alunos que não participarem do projeto, por motivos pessoais (mediante justificativa dos pais / responsáveis) farão a prova parcial valendo 3.5;
- O aluno que faltar no dia da apresentação do seu grupo só receberá a nota pela parte teórica do projeto (0.5);
- Independente da falta de um dos componentes, o grupo deve fazer a apresentação da coreografia da música escolhida para que os demais membros não sejam prejudicados;
- Os grupos que melhor se destacarem serão selecionados e convidados a fazer as apresentações fora da escola, em algumas instituições, tais como orfanatos e asilo para idosos (participando do projeto de Língua Inglesa em comemoração aos 80 anos CIC Damas em Outubro de 2011);
- Não serão permitidas apresentações de coreografias das músicas com teor obsceno, como também com letras que contenham palavrões;
DATAS PREVISTAS PARA AS APRESENTAÇÕES EM SALA DE AULA
8A: 19/08/2011 (Sexta-feira: 3ª aula) e 22/08/2011 (Segunda-feira: 1ª aula);
8B: 19/ 08/2011 (1ª aula) e 26/08 (1ª aula)
8C: 19/ 08/2011 (4ª aula) e 22/08/2011 (4ª aula)
8D: 26/ 08/2011 (3ª e 4ª aulas)
Importante: Poderá haver alguma modificação nas datas, caso as apresentações coincidam com algum evento da escola;
A nota da prova parcial só será divulgada após o final das apresentações dos projetos em cada turma (respeitando a data de apresentação de cada uma), uma vez que a nota do projeto será somada a nota da prova.
DÚVIDAS
- Em caso de dúvidas entre em contato com a professora através do Orkut: Franci Costa ou pelo e-mail: francicic2@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário